Contrariando a ideia de que o Natal se está a tornar uma época de consumo exagerado deixando para trás tradições e valores, o Jardim de Infância da Ribafria continua a apostar na família e no trabalho conjunto com vista à promoção de valores fundamentais como a partilha, o respeito e a solidariedade.
Este Jardim aposta no desenvolvimento harmonioso das crianças e no despertar da sua personalidade através das aprendizagens, sempre incentivando a participação das famílias no processo educativo e estabelecendo relações de efectiva colaboração com a comunidade. A participação dos pais, avós e outros familiares das crianças, nas mais diversas actividades, é uma prática comum, fruto do trabalho desenvolvido pela equipa educativa ao longo dos últimos anos. Esta época natalícia, tão marcante para todas as crianças, não é excepção.
No final de Novembro, as educadoras Tiná e Marlene, enviaram para as famílias três figuras muito simples - o menino Jesus, Maria e José - propondo que as crianças, em conjunto com os seus familiares, dessem “vida” àquelas imagens. E, mais uma vez, a colaboração foi extraordinária.
Na escola estão agora dezenas de presépios, realizados com os mais diversos materiais, suportes e decorações. A originalidade dos trabalhos expostos mostra o trabalho conjunto que foi desenvolvido no lar de cada criança, contribuindo para a promoção da auto-estima, o desenvolvimento de valores e os momentos de partilha familiar, fundamentais numa sociedade sempre apressada.
No próximo dia 18 de Dezembro esta Comunidade Educativa realizará mais uma grande Festa de Natal no pavilhão do C.R.P., contando com a colaboração de todos na sua preparação e execução, sendo que os presépios realizados pelas famílias estarão em exposição no espaço da festa.
Apostando no Projecto Curricular de Grupo, sobre o tema “Viver o Jardim de Infância”, a escola alcançou os objectivos definidos, as crianças não só participaram na realização dos seus presépios, como agora apreciam os trabalhos realizados pelos colegas e solicitam aos familiares que se desloquem à sua escolinha para contemplar todos os trabalhos desenvolvidos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário